8.9.17

TOP 5 dos materiais que não vivo sem







Olá pessoas bonitas da internet! Hoje quero falar-vos do meu processo de trabalho, assim como introduzir-vos no espaço atelier. Nem sempre é arrumado, muitas vezes é bem confuso, há mesmo dias em que vemos tinta e pó de carvão por todo o lado. E dia sim dia não, lá saio para a rua com as mãos e os braços cheio de tinta. Setembro é o mês de recomeços, e sobretudo o mês de volta às aulas. Ou seja, compra de novo material escolar. Que melhor desculpa para vos escrever sobre os materiais artísticos sem os quais não posso viver? Se há coisa que eu adoro, é aprender mais sobre materiais e saber que materiais são escolhido por outros artistas.

Eu não posso viver sem…


1. Lápis de grafite e carvão

Exemplo do uso de lápis de carvão na banda desenhada  "Canários" publicada na Mesinha de Cabeceira #23 pela editora Chili Com Carne







Os lápis de grafite, assim como os de carvão, são o material com que tudo começa, e muitas vezes acaba! Desde esboços a trabalhos completos, os lápis estão sempre presentes em todo o processo criativo. Durante muitos anos, foram o meu material artístico de eleição. Há muitas razões para tal, os lápis de grafite, assim como os de carvão, são muito versáteis, expressivos e transportáveis! 
Tenho lápis de muitas muitas marcas, e confesso que adoro experimentar todas as novidades que surjam no mercado.
Aqui na fotografia vêem lápis da Derwent, da Staedtler e Hahnemuehle.



2. Tintas

Exemplo de um trabalho a aguarela "Heroine" (2017) faz parte da série de 6 trabalhos desenvolvidos para a exposição colectiva #GENDERBENDER na Ó!Galeria






Outra perdição, e causa provável de muitos euros gastos, tintas! Quem conhece as minhas ilustrações sabe que trabalho sobretudo com acrílicos, mas também aguarela e tinta da china. Na imagem temos duas caixas de aguarelas, a branca é da marca White Nights e a caixa de metal é genérica, comprada no eBay, com pastilhas da marca italiana Zecchi (a primeira é uma recordação de uma viagem às Caldas da Rainha e a segunda da minha viagem pelo norte de Itália. Quem mais traz material artístico como souvenir dos seus passeios? Sou só eu?). Sobre os acrílicos, utilizo várias marcas, mas tenho três favoritos até ao momento, Schmincke, Amsterdam da Royal Talens e (acabados de testar e a amar! com entrada directa no top 3) Sennelier Abstract. Na fotografia está ainda uma tinta permanente Platinum Carbon Ink que ando a testar há alguns meses na caneta Lamy. Estou a gostar muito.



3. Pastéis de óleo


Quadro pintado a acrílico onde o uso do pastel de óleo é bem visível, "Tu serás a minha morte" (2016)





Mais um material que está muitas vezes presente no meu trabalho. Já testei muitos pastéis de óleo mas, hoje em dia, só uso estes dois: Sennelier e Neocolor II da Caran d’Ache. São pastéis com resultados muito diferentes, mas óptimos de trabalhar.



 4. Pincéis








Tenho muitos muitos pincéis, alguns já com mais de dez anos (!), por isso digo que compensa comprar bons materiais e cuidá-los o melhor possível. Claro que adquiri pincéis de óptima qualidade, mas também pincéis mais fracos; tudo de depende do fim para que vão ser utilizados. Aqui na primeira fotografia, estão apenas uma amostra. 
Na segunda fotografia acima, estão os pincéis mais usados, de momento. Dois pincéis com reservatório, um da Pentel com água e outro da Kuretake com tinta da china. Estes dois tendem a andar sempre comigo na mala. Os pincéis na direita são um Da Vinci Petit gris 0 e um Kolibri Sqi Line 2/0, é um sable blend dagger. Comprei-o depois de ver a Liz Steel pintar com um similar, também dagger, e estou a adorar, porque permite muita versatilidade na linha, assim como mantém muita água nos pêlos. 


Exemplo das diversas linhas possíveis de criar nesta ilustração da série "Linguarudas"(2017) , L#7.

 5. As ferramentas que não vivo sem




E aqui está o TOP 5 de materiais artísticos que não vivo sem. Se quiserem que fale mais sobre algum material em especifico, ou se quiserem saber como utilizo determinado material, digam-me nos comentários! 

Apoia este blog
Se quiseres apoiar este blog, podes fazer um donativo aqui. Se gostas do meu trabalho, podes comprar as minhas ilustrações (envia-me um e-mail!) e/ou fazer-me uma encomenda (isso, já sabes, envia-me um e-mail!).

@Todos os direitos reservados Silvia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário